header ads

Exercícios de informática VIII

Nas questões que se seguem, assinale:

C – se a proposição estiver correta
E – se a mesma estiver incorreta

01) Linux é ao mesmo tempo um kernel (ou núcleo) e o sistema operacional que roda sobre ele, dependendo do contexto em que você encontrar a referência. O kernel Linux foi criado em 1991 por Linus Torvalds, então um estudante finlandês, e hoje é mantido por uma comunidade mundial de desenvolvedores (que inclui programadores individuais e empresas como a IBM, a HP e a Hitachi), coordenada pelo mesmo Linus, agora um desenvolvedor reconhecido mundialmente.

02) O Linux adota a GPL, uma licença livre – o que significa, entre outras coisas, que todos os interessados podem usá-lo e redistribuí-lo. Aliado a diversos outros softwares livres, como o KDE, o GNOME, o Apache, o Firefox, os softwares do sistema GNU e o OpenOffice.org, o Linux pode formar um ambiente moderno, seguro e estável para desktops, servidores e sistemas embarcado.

03) A Free Software Foundation advoga que o sistema operacional formado pelo núcleo Linux e o conjunto de utilitários e aplicativos que incluem aqueles desenvolvidos pelo seu projeto GNU deve ser chamado de GNU/Linux, e não simplesmente de Linux. A questão tem sido objeto de intensos debates há anos, sem que um posicionamento geral e definitivo seja alcançado.

04) Hoje em dia, um sistema operacional Linux completo (ou uma “distribuição de Linux”) é uma coleção de softwares (livres ou não) criados por indivíduos, grupos e organizações ao redor do mundo, tendo o Linux como seu núcleo. Companhias como a Red Hat, a Novell/SUSE, a Mandriva (união da Mandrake com a Conectiva), bem como projetos de comunidades como o Debian, o Ubuntu, o Gentoo e o Slackware, compilam o software e fornecem um sistema completo, pronto para instalação e uso.

05) Na especificação de memória de computador, costuma-se utilizar como unidade de medida o Byte e seus múltiplos (KByte, MByte, GByte, etc.). Dentre as alternativas abaixo, qual corresponde ao valor equivalente a 1 MByte (um megabyte)?

A) 1.000 KBytes
B) 1.024 KBytes
C) 1.000 Bytes
D) 1.024 Bytes
E) 1.000.000 Bytes


06) O programa Windows Explorer do sistema operacional Microsoft Windows XP serve para gerenciar arquivos, pastas e unidades locais e de rede do computador. No menu “Exibir” do Windows Explorer, é possível escolher o modo de exibição dos arquivos, pastas e unidades. Dentre as alternativas abaixo, qual corresponde a uma OPÇÃO INEXISTENTE de modo de exibição?

A) Miniaturas.
B) Ícones.
C) Lista.
D) Imagens.
E) Detalhes.


07) No programa Microsoft Word, qual combinação de teclas serve como atalho para selecionar o texto da posição do cursor até o início da linha?

A) Alt + Home
B) Ctrl + Home
C) Ctrl + Alt + Home
D) Shift + Home
E) Ctrl + Shift + Home


08) O programa Writer do pacote BR Office é um editor de textos similar ao Microsoft Word, que pode ler e editar arquivos originalmente criados no formato de documento Word (.DOC) e em outros formatos. Qual o formato de arquivo padrão em que os documentos editados no programa BR Office Writer são salvos?

A) .ODP
B) .ODS
C) .ODT
D) .PDF
E) .RTF


09) No programa Microsoft Excel, sejam os seguintes valores contidos nas células A1=4, A2=8, B1=6, B2=9, B3=0 e as demais células vazias (NOTA: o valor armazenado na célula B3 é o número ZERO). Que valor resultaria na célula A4 se contivesse a fórmula =MEDIA(A1: B3)?

A) 2
B) 4
C) 5,4
D) 4,5
E) 6,75


10) A tecla de função F5 no navegador Internet Explorer da Microsoft serve para

A) abrir a página inicial (home page).
B) atualizar a página aberta.
C) parar o carregamento da página atual.
D) alternar entre os modos de exibição normal e de tela inteira.
E) abrir uma caixa de diálogo para localizar texto na página atual.


Nas questões que se seguem, assinale:

C – se a proposição estiver correta
E – se a mesma estiver incorreta

Com relação a conceitos de informática, julgue os itens de a seguir:


11) Os programas Word, PowerPoint e Excel, que fazem parte do Microsoft Office, apesar de terem finalidades específicas, permitem a edição de textos e tabelas em diversos formatos.

12) Por meio da opção Importar arquivo, acessível a partir do Windows Explorer, é possível converter um arquivo em formato PDF para um arquivo do tipo Word.

13) O BROffice é um software equivalente ao Microsoft Office para ser utilizado em ambiente de software livre, como o Linux.

14) Por meio de editores de texto e planilhas eletrônicas, é possível criar links para arquivos disponíveis na Internet, a partir da digitação do endereço de destino do arquivo no documento em elaboração no editor ou na planilha.

15) Para se salvar um arquivo que foi alterado por editor de texto que esteja sendo executado no ambiente Windows XP, é suficiente utilizar a opção Salvar como do editor. Nesse caso, a versão anterior do arquivo será excluída da pasta atual, sendo criado um arquivo com novo nome, que deve ser fornecido pelo usuário.

No que se refere a tecnologias da informação, Internet e intranet, julgue os seguintes itens.

16) As ferramentas de navegação na Internet, também conhecidas como browsers, servem para acessar páginas e fazer downloads de arquivos contendo textos e(ou) imagens para o computador e permitem a interação entre usuários, por meio de programas de chat e e-mail via Web.

17) Intranets são redes que utilizam os mesmos recursos e protocolos da Internet, mas são restritas a um grupo predefinido de usuários de uma instituição específica.

18) Antivírus, worms, spywares e crackers são programas que ajudam a identificar e combater ataques a computadores que não estão protegidos por firewalls.

19) Os sistemas de informação são soluções que permitem manipular as informações utilizadas pelas organizações, por meio de tecnologias de armazenamento, acesso e recuperação de dados relevantes, de forma confiável.

20) A responsabilidade pela segurança de um ambiente eletrônico é dos usuários. Para impedir a invasão das máquinas por vírus e demais ameaças à segurança, basta que os usuários não divulguem as suas senhas para terceiros.

Em relação aos sistemas operacionais Windows XP e Linux, julgue os itens que se seguem.


21) O Linux, sistema operacional bastante difundido atualmente e adotado por grandes empresas, possui capacidade de multitarefa, multiprocessamento, memória virtual por paginação e bibliotecas compartilhadas.

22) O Windows XP, pertencente à família de sistemas operacionais produzidos pela Microsoft, é reconhecido pela sua estabilidade e eficiência. Características como a
alternância entre contas de usuários, o suporte para redes wireless e sequências rápidas de iniciação popularizaram e difundiram o uso desse compilador, apesar de a interface gráfica das versões anteriores, por seu aperfeiçoamento e simplicidade, ter sido mantida.

A respeito da Internet e de intranets, julgue os itens subsequentes.

23) As intranets possuem as características e fundamentos semelhantes aos da Internet e baseiam-se no mesmo conjunto de protocolos utilizados na Internet. Entre outros, são exemplos de protocolos para intranets: transmission control protocol (TCP) e internet protocol (IP).

24) As máquinas na Internet comunicam-se entre si por meio do conjunto de protocolos TCP/IP, o qual permite que sistemas heterogêneos operem por meio de redes inteiramente diversas. O domain name system (DNS) pode ser compreendido como um esquema de atribuição de nomes que possui estrutura hierárquica e natureza distribuída.

Com o desenvolvimento da Internet e a migração de um grande número de sistemas especializados de informação de grandes organizações para sistemas de propósito geral acessíveis universalmente, surgiu a preocupação com a segurança das informações no ambiente da Internet. Acerca da segurança e da tecnologia da informação, julgue os itens a seguir.


25) A disponibilidade e a integridade são itens que caracterizam a segurança da informação. A primeira representa a garantia de que usuários autorizados tenham acesso a informações e ativos associados quando necessário, e a segunda corresponde à garantia de que sistemas de informações sejam acessíveis apenas àqueles autorizados a acessá-los.

26) Em uma organização, a segurança da informação é responsabilidade corporativa do gerente e deve ser mantida no âmbito particular desse gerente.


Gabarito

01-C; 02-C; 03-C; 04-C; 05-B; 06-D; 07-D; 08-C; 09-C; 10-B; 11-C; 12-E; 13-C; 14-C; 15-E; 16-C; 17-C; 18-E; 19-C; 20-E; 21-C; 22-E; 23-C; 24-C; 25-E; 26-E

Postar um comentário

0 Comentários

header ads