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Questões de Português - PM - Maranhão - 2005

Atenção: As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue.

Matei várias crianças quando era menino. A maioria com tiros de espoleta, brincadeiras de mocinho e bandido, comprovadamente inocentes. Já naquele tempo, o modelo eram os filmes americanos que nos ensinaram uma infinidade de outras coisas − de beijar e fumar a empunhar uma espada. Como eram outros tempos, com menor, bem menor, quase nenhuma tensão urbana e motivos de sobra para uma despreocupação em relação ao futuro, inclusive o profissional, só excepcionalmente as crianças e os adolescentes das décadas de 40 e 50 se deixavam influenciar por tipos e atitudes mais condenáveis veiculados pelo cinema. Mas até as brigas entre gangues juvenis, supostamente macaqueadas da tela, pareciam travessuras inconseqüentes se comparadas aos
confrontos, muito mais violentos e freqüentes, entre os transviados de hoje.
Mudaram as crianças e os adolescentes ou mudou o cinema? Na verdade, mudou tudo. Em casa, na rua e nas telas (no plural, porque agora, além do cinema, temos a televisão e os computadores). As famílias perderam a coesão e o poder de aglutinação de antigamente, as cidades estão cada vez mais selvagens e desagregadoras, a educação caiu a níveis subterrâneos, as perspectivas de trabalho são quase nulas para determinadas faixas da população, e, se a esse conluio de
fatores negativos acrescentarmos o consumo de drogas, o quadro estará quase completo.
Que ninguém se iluda: o cinema, a televisão, a mídia e os videogames têm sua parcela de culpa na crescente brutalização da juventude. Qual, exatamente, ninguém sabe ainda. Sabe-se,
porém, que ao atingir dezoito anos, um adolescente americano terá visto quarenta mil cenas de assassinatos nas telas de cinema e da TV. Leonard Eron, psicólogo da Universidade de
Michigan, que há quatro décadas investiga os efeitos da violência dramatizada no cotidiano de crianças e adolescentes, acredita que a exposição permanente a imagens de truculência
é a causa de 10% dos crimes cometidos na América. "As crianças aprendem observando", diz Eron. "Se o que observam é a violência, é isso que aprenderão."
(Sergio Augusto, Bravo! no 21, junho/99, pp. 19-20)


1. Ao comparar os tempos de sua infância com estes em que vivem os meninos e adolescentes de hoje, o autor do texto

(A) faz ver que a criminalidade praticada por menores aumentou em decorrência das brigas entre gangues juvenis.

(B) mostra que sempre houve influência do cinema sobre o comportamento dos menores, com a
diferença de que nos filmes antigos não ocorriam cenas de violência.

(C)) considera que a desagregação familiar, urbana, social e profissional, em parte motivada pelo que se vê nas telas do cinema e da TV, multiplicou a brutalização dos menores.

(D) se diz convencido de que a inocência de hoje é a mesma de outros tempos, a não ser para os
menores que se expõem às imagens de truculência das ruas.

(E) conclui que a desagregação da família, motivada pela crescente taxa de desemprego, é a causa
fundamental do aumento das cenas de violência nas telas de cinema e da TV.


2. Considere as seguintes afirmações:

I. As crianças de hoje imitam com maior freqüência o que há de mais condenável nas telas do cinema do que as crianças de outras gerações.

II. Na infância do autor, as tensões sociais eram bem mais amenas − razão pela qual a delinqüência juvenil era também muito menos intensa.

III. Não foram as crianças e os adolescentes que mudaram; mudou apenas, e para muito pior, a
qualidade de vida da classe média.

Em relação ao texto, está correto o que se afirma APENAS em

(A) I.
(B) II.
(C) III.
(D) I e II.
(E) II e III.


3. A alternativa em que se traduz CORRETAMENTE o sentido de uma frase ou expressão do texto, considerado o contexto, é:

(A) conluio de fatores negativos = desmembramento de agentes malévolos

(B) perderam a coesão e o poder de aglutinação = dissiparam a constância e a capacidade de reintegração

(C)) supostamente macaqueadas da tela = imagina-se que imitadas dos filmes

(D) imagens de truculência = visões desbaratadas

(E) a níveis subterrâneos = a índices dissimulados


4. Todas as palavras estão corretamente grafadas na frase:

(A) O cinema americano contribue, como sempre contribuiu, para a dissiminação de imagens de violência.

(B) Se os ingenuos tiros de espoleta não matavam ninguém, nem por isso deixavam de dar vasão à
agressividade dos meninos.

(C) Ainda haverá os que crêm que as imagens da violência não guardam nenhum vinculo com a
violência efetivamente praticada?

(D) Os pais deveriam ficar aprensivos com o fato de que os filhos não estão izentos de se identificar com os numerosíssimos fascínoras dos filmes.

(E)) Leonard Eron está convicto de que não se dissociam a violência dramatizada nas telas e aquela que é intrínseca à barbárie do cotidiano moderno.


5. Quanto aos jovens de hoje, falta a estes jovens maior perspectiva profissional, sem a qual não há como motivar estes jovens para a vida que os espera.

Evitam-se as viciosas repetições da frase acima substituindo-se os elementos sublinhados, na ordem dada, por:

(A) faltam-lhes - motivar-lhes.
(B) falta-lhes - motivar-lhes.
(C) lhes falta - lhes motivar.
(D) falta-lhes - motivá-los.
(E) lhes faltam - os motivar.


6. As normas de concordância estão inteiramente respeitadas na seguinte frase:

(A) Qual, exatamente, os índices de culpa que tem as telas na brutalização da juventude, ninguém sabe ainda.
(B) A violência das gangues juvenis assumiram hoje uma intensidade muito maior do que apresentava as de ontem.
(C) Ficaram mais difíceis coibir as violências, incentivadas em todas as telas.
(D) A perda da coesão e de aglutinação das famílias vêm constituindo um fator de desintegração social.
(E)) Quaisquer que sejam os fatores responsáveis, a violência que entre os jovens se propagou já atingiu um nível insuportável.


7. O verbo entre parênteses adotará OBRIGATORIAMENTE uma forma do PLURAL ao ser empregado na lacuna da seguinte frase:

(A) ...... (mudar) toda essa gente ou apenas eu?

(B) Não se ...... (tratar) apenas de fatores ligados à mídia; a violência juvenil tem outras causas.

(C)) Entre os que ...... (investigar) os efeitos da violência está o psicólogo Leonard Eron.

(D) ...... (contribuir) para a violência juvenil essa escalada de cenas bárbaras na TV.

(E) As influências que ...... (exercer) a imagem da violência sobre as crianças são um fato inquestionável.


8. Os tempos verbais estão corretamente articulados na frase:

(A) O autor afirmou que teria matado várias crianças quando ainda fosse menino.

(B) Seria uma ilusão se acreditássemos que as telas não têm qualquer influência na brutalização da infância e da juventude.

(C) Como a educação esteja caindo a níveis subterrâneos, os responsáveis por ela deveriam tomar
providências.

(D) No momento em que viesse a completar dezoito anos, um adolescente terá assistido a quarenta mil assassinatos.

(E) Ao investigar os efeitos da violência representada nas telas, Leonard Eron tinha concluído que fossem a causa de 10% dos crimes cometidos.


9. Está correto o emprego da expressão sublinhada na frase:

(A) É nociva a exposição às cenas de violência a que estão sujeitas as crianças.

(B) Os fatos violentos de que se deparam as crianças multiplicam-se dia a dia.

(C) O autor refere-se a um tempo em cujo os índices de violência eram bem menores.

(D) As tensões urbanas à que se refere o autor já estão banalizadas.

(E) As mudanças sociais de cujas o autor está tratando pioraram a qualidade de vida.


10. Transpondo-se para a voz passiva a frase "Há quatro décadas investiga os efeitos da violência", a forma verbal resultante será

(A) tem sido investigado.
(B) vem investigando.
(C) foram investigados.
(D)) são investigados.
(E) tinham sido investigados.


11. O período cuja redação está inteiramente clara e correta é:

(A) É preciso de que ninguém venha a se iludir no sentido de que as cenas de violência assistidas na TV ou no cinema não tem qualquer relação com a violência real.

(B) Não bastam que os psicólogos cheguem a conclusões satisfatórias; o que urge é que se tome
providências concretas, portanto.

(C) Segundo a tese de que as imagens de truculência na TV têm tal efeito sobre as crianças, elas passam a aprender com elas exatamente o que observam.

(D) É impressionante como, ao se atingir dezoito anos, um jovem contemporâneo tem contato com um
número de estarrecer de cenas de violência assistida nas telas.

(E)) Antigamente, os olhos dos meninos tinham apenas as telas do cinema para se fixarem; hoje, contam também com as da TV e as dos computadores.


12. O período inteiramente correto quanto à pontuação é:

(A) Num primeiro momento o autor se pergunta quem teria mudado, se as crianças ou, o cinema, em
seguida, chega à conclusão de que tudo mudou.

(B)) Num primeiro momento, o autor se pergunta quem teria mudado, se as crianças ou o cinema; em
seguida, chega à conclusão de que tudo mudou.

(C) Num primeiro momento, o autor, se pergunta: quem teria mudado: se as crianças, ou o cinema; em seguida, chega à conclusão de que tudo mudou.

(D) Num primeiro momento o autor se pergunta, quem teria mudado: se as crianças ou o cinema? − em seguida chega à conclusão, de que tudo mudou.

(E) Num primeiro momento, o autor se pergunta, quem teria mudado; se as crianças ou o cinema, em
seguida, chega à conclusão de que tudo mudou.


13. Está correta a seguinte reconstrução de uma expressão do texto:

(A) As crianças aprendem observando = A observação possibilita às crianças aprenderem.
(B) Motivos de sobra para uma despreocupação em relação ao futuro = Motivos de sobra para menor
preocupação do futuro.
(C) As famílias perderam a coesão = A coesão cuja as famílias perderam.
(D) Os filmes americanos que nos ensinaram uma infinidade de outras coisas = Uma infinidade de coisas em que aprendemos nos filmes americanos.
(E) A educação caiu a níveis subterrâneos = São subterrâneos os níveis dos quais a educação chegou.


14. Está corretamente observada a necessidade, ou não, do sinal de crase no seguinte período:

(A) Se à todas as outras causas acrescentarmos o consumo de drogas, chegaremos à uma completa
composição do quadro.
(B)) Alguns se prendem à ilusão de que assistir às cenas de violência representadas nas telas não traz prejuízo a ninguém.
(C) Não fosse à falta de oportunidades profissionais, os jovens de hoje teriam maiores aspirações em relação à vida futura.
(D) Aquilo que as crianças aprendem à observar aprendem, também, à imitar.
(E) Ao se dedicar à pesquisas sobre a violência infantojuvenil,
o psicólogo chegou aquela conclusão que, para muitos, era óbvia: a TV deseduca à maioria das
crianças.


15. Está correto o emprego de AMBAS as formas verbais sublinhadas na frase:

(A) Uma série de fatores concorre para a delinqüência dos menores: acham-se, entre eles, a desagregação da família e a diminuição das oportunidades.
(B) Se não cabem ao cinema, à televisão e à mídia a culpa pelo aumento da violência infanto-juvenil, quem serão os culpados?
(C) É fato: 10% dos crimes cometidos na América deve-se, diretamente, à exposição às violências a que se submetem a maioria da população infantil.
(D) Se mais preocupações houvesse com as causas da brutalização da juventude, por certo se chegariam a muitas propostas de solução.
(E) Como já se aproxima do índice zero as perspectivas de trabalho para os jovens, preocupa cada vez mais o quadro das tensões sociais.


Atenção: As questões de números 16 a 20 referem-se ao texto que segue.

O Carnaval, logo após 1930, como eu o via, conservava ainda dois elementos primaciais, que o configuravam como fenômeno social único. Primeiro, um resquício de brincadeira infantil, de alegria lúdica, de expansão física. Em segundo lugar, o caráter de quebra autorizada, válida somente de um determinado domingo a uma determinada terça-feira, da compostura moral e física exigida pela sociedade nos outros dias. No Carnaval, a sociedade fechava, benignamente, um dos
olhos, não tanto ao sexo, que continuava reprimido, só um pouco menos, quanto ao formalismo que predominava nas relações humanas.
Nesse sentido, o Carnaval acabou, do momento em que substituiu a festa em que todos participavam pelo espetáculo em que alguns atuam e outros assistem. Que é hoje a sua principal manifestação senão o desfile de milhares de pessoas, exibindo plumas, para satisfazer milhões de olheiros
televisivos? A festa informal virou festa coletiva organizada.
Restam, sem dúvida, a música, a coreografia, o prazer dos olhos e dos ouvidos, numa réplica gigantesca e popular às representações teatrais eruditas. Mas tudo previsto, ensaiado, com comissão julgadora que atribui notas, aprovando ou reprovando, premiando ou rebaixando os concorrentes, devidamente inscritos e classificados em categorias. A expressão "escola de samba", ao nascer, era uma simples metáfora. Hoje, no que respeita à disciplina, passou a ser uma realidade.
(Adaptado de Décio de Almeida Prado. Seres, coisas, lugares.)


16. A alternativa em que se traduz INCORRETAMENTE o sentido de uma expressão do primeiro parágrafo do texto, considerando o contexto, é:

(A) dois elementos primaciais = dois componentes fundamentais
(B) era uma simples metáfora = não era mais do que uma expressão figurada
(C) quebra autorizada (...) da compostura = violação aceita da boa conduta
(D) um resquício de brincadeira infantil = um arremedo bisonho e pueril
(E) no que respeita à disciplina = quanto ao aspecto disciplinar


17. Ao comparar o carnaval de hoje com o da década de 30, o autor

(A) constata que a festa expansiva acabou se tornando um entretenimento indiferente para milhões de pessoas.
(B) lamenta que o carnaval moderno não guarde as características das eruditas representações teatrais.
(C)) mostra que os desfiles antigos, improvisados, evoluíram para uma forma mais profissional.
(D) demonstra como a sociedade antiga era mais tolerante que a de hoje quanto às normas morais de conduta.
(E) faz ver que a disciplina das atuais escolas de samba vem intensificando a rigidez das antigas.


18. Está correta a forma verbal sublinhada na frase:

(A) Será que os milhões de olheiros satisfarão-se com um espetáculo televisivo?
(B) Se reavêssemos a alegria dos carnavais antigos, não ligaríamos a TV por vários dias.
(C) Hoje será preciso que se premêem as escolas de samba para que elas mostrem entusiasmo.
(D) Nos ensaios, prevêm-se os mínimos movimentos das coreografias.
(E) Nos últimos carnavais, o sexo não foi reprimido como já o reprimira a sociedade dos anos 30.


19. O formalismo que antigamente predominava nas relações humanas era bastante atenuado durante o Carnaval.

O período acima está corretamente reconstruído em:

(A) Durante o Carnaval, atenuava-se bastante o formalismo nas relações humanas onde, por
conseguinte, predominara.
(B) Embora antigamente predominasse o formalismo nas relações humanas, ele era bastante atenuado
durante o Carnaval.
(C) Desde que o formalismo predominasse nas relações humanas, era ele bastante atenuado durante o Carnaval.
(D) Antigamente, durante o Carnaval, o formalismo era bastante atenuado, pois predominava nas relações humanas.
(E) O formalismo era bastante atenuado durante o Carnaval, inclusive predominava nas relações humanas.


20. Esta região é tão bonita que não se compreende ...... ainda não ...... as graças naturais.

Preenchem corretamente as lacunas do período acima, pela ordem:

(A) por que - lhe exploraram
(B) porque - lhe exploraram
(C) por que - a exploraram
(D) porque - a exploraram
(E) por quê - exploraram-na


Gabarito

1-C; 2-D; 3-C; 4-E; 5-D; 6-E; 7-C; 8-B; 9-A; 10-D; 11-E; 12-B; 13-A; 14-B; 15-A; 16-D; 17-C; 18-E; 19-B; 20-A

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